Ford comemora 110 anos da primeira vitória em corridas


A Ford comemorou, no último dia 10 de outubro, 110 anos da primeira e única corrida disputada pelo fundador da marca, Henry Ford, como piloto. A fantástica vitória ajudou Ford a atrair investidores para dar início à Ford Motor Company, em junho de 1903.

O aniversário foi celebrado na sede mundial da Ford, em Detroit, em um evento que contou com a exposição do histórico carro de corrida, o modelo Sweepstakes 1901. A corrida, contra Alexander Winton, o mais conceituado piloto e construtor de veículos da época, teve 10 voltas e um total de 40 quilômetros, no circuito do Detroit Driving Club, e foi um passo importante para Ford concretizar o seu sonho de tornar o automóvel um produto de massa, confiável e acessível.

O Sweepstakes era muito sofisticado para a época, com pneus slick, injeção de combustível, ignição sem distribuidor e comando de válvulas variável, aplicações iniciais da tecnologia usada hoje em veículos de alta performance. Ele também tinha suspensão rebaixada e era mais leve que os outros carros, com carroceria feita de aço reforçado.

Comentários

Postagens mais visitadas