Venda de motos mais aquecida do que nunca



Texto e Reportagem: Diego Fortes
Foto: Renato Fonseca

As motocicletas estão caindo cada vez mais no gosto do brasileiro e, diante disso, as vendas nunca estiveram tão aquecidas. Entre janeiro e novembro, o número de unidades vendidas foi o maior já registrado para o período, de acordo com o balanço da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Em 11 meses, foram vendidas 1,93 milhões de motos, 8,5% a mais que no mesmo período de 2008. Só no mês passado, deixaram as revendas 177,8 mil motocicletas, um crescimento de 0,6% em relação a outubro, quando 177,7 mil unidades foram vendidas.

O gerente de concessionária da Honda, em Tribobó, Paulo Sérgio de Sousa, afirma que as motos são a preferência dos brasileiros das classes B, C e D, com prestações a partir de R$ 199. Ainda de acordo com o gerente, as vendas de motos 0km na loja autorizada tiveram um amplo crescimento.

“A cada dia que passa a procura por motocicletas aumenta. Nossas vendas no ano de 2011 cresceram mais de 30%. Nós vendemos cerca de mil motocicletas por mês, o que gerou para nós um total em torno de 12 mil unidades emplacadas este ano”, disse.

Mobilidade com lucratividade

O mototaxista José Marcos Silva, 42 anos, afirma que a moto é melhor que o carro pelo deslocamento e pela economia. “A praticidade de locomoção evita os engarrafamentos. É prática para ir ao serviço e é uma fonte de renda a mais que eu tenho, além de ser econômica, ter um preço baixo e uma manutenção barata”, explicou José Marcos.

O jovem e também mototaxista, Felipe Paranhos, 25 anos, conta que adquiriu uma moto como forma de sustento após ficar desempregado. “O que me levou a comprar uma moto foi a facilidade de adquirir o veículo. Em 2007 eu fiquei desempregado e passei a usá-la no trabalho e hoje em dia eu me sustento com isso”, contou.

A Abraciclo estima que, até o fim do ano de 2011, a fabricação de motocicletas atinja 2,141 milhões de unidades. Caso confirmada essa estimativa da instituição, o setor terá um crescimento de 17% em relação ao ano passado, quando foram fabricadas 1,818 milhão de motos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mercedes apresenta SLS AMG Gullwing em Nova Iorque

Placas de aviso para radares não são mais obrigatórias