Exemplo: Fábrica 'verde' da Ford é abastecida somente com energia eólica
Após completar 80 anos de existência, a fábrica da Ford em Dagenham, Inglaterra, ganhou de presente modernas turbinas eólicas, que não agridem o meio ambiente e ainda refletem em economia financeira. Movidas a vento, as turbinas conseguem abastecer todas as necessidades de energia elétrica da unidade fabril.
A fábrica "verde" da Ford começou a merecer este título após deixar de gerar 5.000 toneladas/ano de CO2 na produção de motores a diesel de 1.4 e 1.6 TDCi. Com esta atitude, a marca do oval azul mostrou que realmente é possível, com novas tecnologias, reduzir os efeitos da poluição atmosférica e do aquecimento global.
O projeto teve início em 2003, quando forma instaladas as primeiras turbinas geradoras de eletricidade. Inicialmente, o sistema de geração de energia eólica entregava 5,92 milhões de kWh por ano, energia que equivale ao abastecimento de quase 1.800 residências. Agora, com a recente adição de mais uma turbina, a capacidade da energia eólica fornecida praticamente dobrou, passando a 11,4 milhões de kWh/ano.
Comentários
Postar um comentário