Como ter o melhor funcionamento do ar-condicionado do seu veículo no verão

Texto e Reportagem: Diego Fortes / Fotos: Divulgação, Alex Ramos e Luiz Nicolella
Com o verão batendo à porta, a utilização do ar-condicionado nos veículos aumenta, e muito. Pensando em esclarecer dúvidas sobre a manutenção e instalação deste equipamento vital nas terras tropicais do estado do Rio de Janeiro, o blog AUTOS CONCEITOS foi conferir de perto como é feito o reparo e instalação deste sistema às vésperas da estação mais quente do ano.
O dono de uma loja de instalação e manutanção de ar-condicionado, Fagner Pinto, explica sobre o que é necessário para garantir a logevidade do acessório. “O melhor funcionamento para o ar-condicionado em um carro é ligá-lo sempre, independente do verão ou do inverno. Exatamente por se tratar de um elemento seco, a falta de utilização pode causar o ressecamento das mangueiras e peças que fazem parte do ar-condicionado, comprometendo o seu funcionamento”, disse. O técnico ainda ressaltou o problema mais comum com as altas temperaturas do verão. “O defeito mais comum é a vedação do compressor, por conta da alta temperatura do verão, além do seu tempo de durabilidade. A borracha acaba dilatando e ressecando, ocasionando o vazamento do óleo e do gás”, concluiu.
O motorista Sérgio Ferreira teve problemas com o ar-condicionado de seu carro pela segunda vez em três anos, mas afirmou que sempre faz a manutenção do equipamento. “Já é a segunda vez que meu carro apresenta problema no ar-condicionado em três anos que o carro está comigo, e ficar com o veículo sem ar próximo do verão é impraticável. Com relação à manutenção, geralmente eu troco o filtro de ar e peço para fazerem uma limpeza”, explicou.
Já o condutor Rodrigo Cerqueira revela que é rotina a manutenção do bom funcionamento de seu ar-condicionado. “Eu tento sempre estar fazendo manutenção de dois em dois meses para não sofrer com esse calor que está fazendo”, disse o motorista.
Outro comerciante especializado na instalação de ar-condicionado veicular, Jhonny Lima, explicou que o carro parado debaixo do sol quente precisa de mais tempo para começar a gelar. “O melhor funcionamento do ar-condicionado no verão é abrir a janela do carro e trocar aquele ar quente do carro que fica parado debaixo do sol por um ar novo e mais fresco. Aí depois se liga o ar-condicionado. Assim, o equipamento vai alcançar bom serviço e economia também”, explicou.
Conforto, mas também segurança - O acessório não é mais item de luxo como antigamente e se tornou peça fundamental para a segurança e saúde dos ocupantes do carro, afinal o risco de assalto é grande, sobretudo em época de final de ano, e andar com o vidro do carro aberto pode sinalizar um risco. Além disso, a má manutenção do ar-condicionado pode acarretar problemas ao sistema respiratório. O valor da instalação do ar-condicionado varia entre R$ 2.600 e R$ 3 mil, dependendo do tipo de adaptação a ser realizada. O comerciante Fagner Pinto explicou que há dois tipos de instalação, sendo uma original adaptada, que utiliza as mesmas peças que a fábrica usa no veículo, só que o equipamento não é instalado diretamente na unidade fabril, e a adaptada, que é feita com peças novas mas não sendo as mesmas utilizadas pela fabricante.

Comentários

  1. comprei um vectra 97,o ar não funcionava,troquei as manqueiras q fica perto do radiador,coloquei gas,nos primeiros dias não observei,pois e o primeiro carro c/ ar, quando ligo o ar ouço um chiado como se estivesse assoprando um balão,isso e normal? e o ar acho q não gela muito,ou so gela o suficiente? ate.

    ResponderExcluir
  2. tenho um vectra 97 do mesmo modo,quando ligo o ar escuto um chiado debaixo do painel como se estivesse enchendo um balão,pode ser vasamento?

    ResponderExcluir
  3. Tenho um Vectra 97 GLS 8 válvulas equipado com compressor Harrison, o técnico disse que esse sistema não desarma o compressor, ele trabalha direto, só os carros mais modernos que desarmá, isso é verdade?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas