Suspensão: manutenção que garante segurança e equilíbrio

Texto e reportagem: Diego Fortes / Fotos: Alex Ramos
Assim como todos os equipamentos que compõem o veículo, a suspensão é uma das peças fundamentais para um bom funcionamento do carro. O sistema de suspensão é o ‘ponto de equilíbrio’ entre as deformidades das ruas e estradas com a carroceria e o motorista, mantendo a estabilidade e conforto na direção.
É sempre bom ficar de olho nos amortecedores. Com alguns cuidados básicos é possível aumentar o desempenho e garantir maior durabilidade do produto. O mecânico da Fiat, Jhonata dos Anjos, explica alguns cuidados básicos com o conjunto de suspensão. “Deve-se evitar as pancadas bruscas e desviar dos buracos. Em todas as revisões que realizamos na oficina, a suspensão é reapertada para evitar folga, barulhos e desgaste excesivo das peças”, explicou.
Apesar de tantos cuidados, os motoristas ainda se deparam com ruas e pistas irregulares e buracos, que podem comprometer seriamente o bom funcionamento deste equipamento. O mecânico Luiz Paulo Melo afirma que, apesar do asfaltamento de algumas ruas, ainda há muitos carros para reparos na oficina com problemas oriundos de buracos. “São Gonçalo está tendo uma melhora, mais ainda há muita rua cheia de buracos. Muitos carros chegam com problemas derivados dos buracos que tem pelas ruas”, disse. Buracos e quebra-molas são os vilões
Wilson Mendonça é taxista há 51 anos e, diante da sua experiência, ele explica como faz para evitar transtornos com a suspensão de seu carro. “Os cuidados que eu procuro tomar para poupar a suspensão é evitar os buracos e quebra-molas. Faço a revisão da supensão de seis em seis meses. Procuro andar em velocidade baixa em ruas muito irregulares”, explicou.
O taxista José Robson Fernandes critica as lombadas irregulares que existem em São Gonçalo. “Em muitos lugares de São Gonçalo existem quebra-molas irregulares e isso prejudica o sistema de suspensão dos nossos carros”, disse o taxista. A vida útil da suspensão depende que o conjunto dos amortecedores e molas estejam em perfeitas condições. Uma avaliação fácil da sua suspensão pode ser realizada de várias formas. Uma delas é observar o desgaste regular dos pneus, caso esteja desigual, fique atento a uma possível falta de estabilidade do veículo e aos impactos ao passar por irregularidades no solo. Nesse caso, é hora de trocar seu amortecedor.

Comentários

  1. gostei do blog sério mesmo de respeito, quero que saiba que vou indicar muita gente e quero matéria pra meu blog de estudos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Venda de motos mais aquecida do que nunca

Mercedes apresenta SLS AMG Gullwing em Nova Iorque

Placas de aviso para radares não são mais obrigatórias