AVALIAÇÃO: Fiat Palio 2012



Texto e Reportagem: Diego Fortes
Fotos: Alex Ramos
Motorista: Carlos Oliveira

A Fiat lançou, no início do mês passado, a nova geração do Palio. O modelo, que é fabricado no Brasil desde 1996, sofreu a sua mais revolucionária mudança, desde a nova plataforma, maior e moderna, até os novos tecidos do revestimento interno. O Palio se reinventou para tentar bater as vendas do seu principal rival, Volkwagen Gol, e parece estar conseguindo. O modelo mal chegou ao mercado e já recebeu o prêmio de carro do ano 2012 por uma revista especializada.

Entre itens de série e opcionais, o novo Palio conta com sidebags e airbags dianteiros, freios ABS, volante em couro com comandos de rádio, comando com câmbio tipo borboleta no volante, sensores crepuscular e de chuva, cruise control, parabrisa térmico, rádio CD player com MP3 e entrada iPod/USB, farois de neblina, logopush na tampa traseira e chave canivete com telecomando, computador de bordo, direção hidráulica, entre outros.

Sob o capô, o modelo conta com três opções de motorização, começando pelo bloco 1.0 EVO flex de 75 cv de potência, um propulsor 1.4 EVO Flex de 88 cv e um motor 1.6 EtorQ 16V Flex que rende 117 cv de potência.

O blog Autos Conceitos foi conferir de perto essa novidade realizando um test drive no Fiat Palio versão Attractive com motor 1.4 EVO flex.

O carro ficou com um desing externo mais jovem, com linhas modernas, e uma frente com elementos do Fiat 500 e Bravo e uma traseira equilibrada e sóbria com lanternas verticais, que acompanham a moda dos novos modelos hatch. No interior, o grande destaque é o espaço, que aumentou, em relação aos modelos anteriores, tanto para o condutor como para os passageiros, com bancos confortáveis e excelente visibilidade para o motorista.

O novo painel exibe grafismos novos e bem simples de entendimento para o condutor, assim como o novo computador de bordo, que dá informações sobre o consumo de combustível, média de velocidade e aviso de porta aberta com o veículo em movimento. Na dirigibilidade, a direção hidráulica é batante eficiente na execução das manobras. O câmbio manual de cinco marchas também não incomoda com trocas de marchas curtas e rápidas.

O modelo se mostrou econômico e esperto nas saídas e retomadas, além de silencioso, sem transmitir ruídos para o interior. Outro item que me chamou atenção e nunca tinha visto em um carro dessa categoria é o descansa braço. Apesar de ser um conforto a mais para o motorista, ele atrapalha a regulagem da posição do encosto do banco, porque fica bem em cima da alavanca de ajuste. Outra característica negativa, não só no Palio, mas em modelos hatch populares em geral, é o som do combustível se mexendo dentro do tanque, o que incomoda um pouco.

Tabela de preços do Novo Palio

Novo Palio Attractive 1.0 - R$ 30.990
Novo Palio Attractive 1.4 - R$ 34.290
Novo Palio Essence 1.6 16V - R$ 37.990
Novo Palio Essence 1.6 16V Dualogic - R$ 40.490
Novo Palio Sporting 1.6 16V - R$ 39.990
Novo Palio Sporting 1.6 16V Dualogic - R$ 42.490

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Venda de motos mais aquecida do que nunca

Mercedes apresenta SLS AMG Gullwing em Nova Iorque

Placas de aviso para radares não são mais obrigatórias