AVALIAÇÃO: Fiat Palio 2012
Texto e Reportagem: Diego Fortes
Fotos: Alex Ramos
Motorista: Carlos Oliveira
A Fiat lançou, no início do mês passado, a nova geração do Palio. O modelo, que é fabricado no Brasil desde 1996, sofreu a sua mais revolucionária mudança, desde a nova plataforma, maior e moderna, até os novos tecidos do revestimento interno. O Palio se reinventou para tentar bater as vendas do seu principal rival, Volkwagen Gol, e parece estar conseguindo. O modelo mal chegou ao mercado e já recebeu o prêmio de carro do ano 2012 por uma revista especializada.
Entre itens de série e opcionais, o novo Palio conta com sidebags e airbags dianteiros, freios ABS, volante em couro com comandos de rádio, comando com câmbio tipo borboleta no volante, sensores crepuscular e de chuva, cruise control, parabrisa térmico, rádio CD player com MP3 e entrada iPod/USB, farois de neblina, logopush na tampa traseira e chave canivete com telecomando, computador de bordo, direção hidráulica, entre outros.
Sob o capô, o modelo conta com três opções de motorização, começando pelo bloco 1.0 EVO flex de 75 cv de potência, um propulsor 1.4 EVO Flex de 88 cv e um motor 1.6 EtorQ 16V Flex que rende 117 cv de potência.
O blog Autos Conceitos foi conferir de perto essa novidade realizando um test drive no Fiat Palio versão Attractive com motor 1.4 EVO flex.
O carro ficou com um desing externo mais jovem, com linhas modernas, e uma frente com elementos do Fiat 500 e Bravo e uma traseira equilibrada e sóbria com lanternas verticais, que acompanham a moda dos novos modelos hatch. No interior, o grande destaque é o espaço, que aumentou, em relação aos modelos anteriores, tanto para o condutor como para os passageiros, com bancos confortáveis e excelente visibilidade para o motorista.
O novo painel exibe grafismos novos e bem simples de entendimento para o condutor, assim como o novo computador de bordo, que dá informações sobre o consumo de combustível, média de velocidade e aviso de porta aberta com o veículo em movimento. Na dirigibilidade, a direção hidráulica é batante eficiente na execução das manobras. O câmbio manual de cinco marchas também não incomoda com trocas de marchas curtas e rápidas.
O modelo se mostrou econômico e esperto nas saídas e retomadas, além de silencioso, sem transmitir ruídos para o interior. Outro item que me chamou atenção e nunca tinha visto em um carro dessa categoria é o descansa braço. Apesar de ser um conforto a mais para o motorista, ele atrapalha a regulagem da posição do encosto do banco, porque fica bem em cima da alavanca de ajuste. Outra característica negativa, não só no Palio, mas em modelos hatch populares em geral, é o som do combustível se mexendo dentro do tanque, o que incomoda um pouco.
Tabela de preços do Novo Palio
Novo Palio Attractive 1.0 - R$ 30.990
Novo Palio Attractive 1.4 - R$ 34.290
Novo Palio Essence 1.6 16V - R$ 37.990
Novo Palio Essence 1.6 16V Dualogic - R$ 40.490
Novo Palio Sporting 1.6 16V - R$ 39.990
Novo Palio Sporting 1.6 16V Dualogic - R$ 42.490
Comentários
Postar um comentário