Manutenção obrigatória antes de pegar a estrada

Texto e reportagem: Diego Fortes / Fotos: Alex Ramos
As férias de janeiro estão aí. É neste período do ano que milhares de carros invadem as estradas e rodovias do país em busca dos destinos mais paradisíacos. Para garantir a segurança dos motoristas e passageiros, uma máxima não pode ficar para trás: a vistoria do veículo antes de pegar a estrada. Nas revisões feitas nas oficinas das concessionárias, por exemplo, os mecânicos priorizam a verificação de itens de segurança para uma viagem tranquila.
O chefe de mecânica da Volkswagen, Alex Machado, alerta para manutenção periódica do carro, evitando surpresas desagradáveis na estrada. “Nesse período de férias é importante que as pessoas cuidem bem dos seus veículos. Muitos motoristas fazem uma verificação periódica, mas alguns ficam muito tempo sem cuidar do carro e, consequantemente, podem vir a ter problemas nas estrada”, disse.
Alex ainda explica quais itens são verificados na revisão de veículos. “Pneus (alinhamento e balanceamento), freios (patilhas e lonas da roda traseira), o alinhamento da direção e o sistema de suspensão do carro (molas e amortecedores), fluídos, como o sistema de arrefecimento, de circulação de água, o óleo e filtros, assim como a parte elétrica”, concluiu.
Desgaste maior na cidade - O gerente de serviços gerais da Fiat, em Tribobó, Roberto Willian Melo, faz uma observação sobre o maior desgaste das peças dos veículos na cidade. “A todo momento você para e anda, troca de marcha toda hora, freia toda hora, então o desgaste é maior do que na estrada, que só tem o desgaste natural dos pneus. É aconselhável que o veículo tenha uma manutenção frequente, que o motorista traga o seu carro para uma oficina autorizada para a verificação dos itens antes de pegar a estrada. Em nossas revisões programadas, priorizamos todos estes itens que sofrem desgastes ao longo do ano para deixar o carro apto para ir para a estrada”, explicou. Pneus - Os pneus são a única peça do veículo que tocam o solo e são de vital importância para sua segurança na estrada. Antes de partir procure observar o desgaste do composto através de seus sulcos na banda de rodagem. Se os mesmos estiverem abaixo de 1,6 mm, o pneu não oferecerá segurança, podendo comprometer a viagem. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos acidentes são causados por falhas humanas, 6% pela má conservação da via e 4% por falhas no veículo. Para que haja uma viagem tranquila, é vital que o condutor tenha prudência nas estradas, ande dentro do limite de velocidade e ultrapasse somente em local permitido. Em casos de pouca visibilidade, reduza a velocidade e trafegue com cuidado. Dito isso, amigo leitor, curta as férias e boa viagem. Vai viajar? - Quando se vai viajar de carro, deve-se tomar certas precauções com o veículo e planejar o percurso antes de encarar a estrada. Antes de sair procure verificar os pneus, água, óleo, farois, freios, molas, amortecedores e combustível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Venda de motos mais aquecida do que nunca

Mercedes apresenta SLS AMG Gullwing em Nova Iorque

Citroen C4 Lounge chega ao Brasil por R$ 59.990,00