Brasil fecha 2011 com alta de 2,9%

O Brasil fechou o ano de 2011 com um crescimento de 2,9% sobre 2010, o que representa 3.328.950 unidades vendidas. O que impulsioou a alta nas vendas foram os comerciais leves, que tiveram crescimento de 14,6% em 2011, já a venda de automóveis, fechou em baixa de 0,1% sobre 2010. A projeção da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) era de crescimento de 4,2% em relação ao ano anterior. Somadas as vendas de caminhões, ônibus, motos e outros, 2011 fechou com 5.767.886 unidades de veículos comercializados, o crescimento foi de 4,9%.
Entre as marcas, a Fiat terminou com a maior participação do mercado ao vender 754.212 unidades e a Volkswagen na segunda colocação com 698.326 unidades. Com relação a modelos, a Volkswagen fechou 2011 comemorando o 25º ano de liderança do Gol em vendas, com 293.454 unidades, seguido do Fiat Uno, com 273.537 unidades vendidas.
Para 2012, a Fenabrave projeta um crescimento nas vendas de 4,5% sobre 2011, totalizando 3.579.699 automóveis e comerciais leves comercializados. Com o acréscimo de caminhões, ônibus e motos, a expectativa da entidade é alta de 5,76%. A perspectiva restrita se dá, segundo o presidente da entidade Flávio Antonio Meneghetti, principalmente pelas taxas cobradas no país. Veja o ranking de vendas das marcas em 2011: Fiat - 754.212 (22,02%) Volkswagen - 698.326 (20,39%) GM - 632.102 (18,45%) Ford - 313.990 (9,17%) Renault - 194.283 (5,67%) Hyundai - 114.861 (3,35%) Toyota - 99.200 (2,90%) Honda - 92.889 (2,71%) Citroën - 90.027 (2,63%) Peugeot - 85.820 (2,51%) Kia - 77.193 (2,25%) Nissan - 67.329 (1,97%) Mitsubishi - 55.526 (1,62%) JAC - 23.747 (0,69%) Chery - 21.682 (0,63%) Hafei - 16.725 (0,49%) Mercedes-Benz - 15.654 (0,46%) BMW - 12.074 (0,35%) Land Rover - 8.185 (0,24%) Suzuki - 7.381 (0,22)

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