Kia pode finalmente iniciar planos de sua fábrica no Brasil

O aumento do IPI em 30 pontos percentuais para veículos importados fora do eixo Mercosul-México e o desfecho positivo do impasse envolvendo a antiga Ásia Motors e o governo brasileiro, após o Supremo Tribunal federal ter isentado a Kia Motors de uma dívida de aproximadamente R$ 1 bilhão, parecem ter trazido à tona novamente a possibilidade da empresa instalar uma fábrica no Brasil.
Em entrevista ao jornal Brasil Econômico, no último dia 12, o presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini, afirmou que já existe demanda suficiente para que a marca se decida sobre a implantação de uma unidade fabril. "O que estava travando era a questão da Ásia Motors”, afirmou o executivo. Após um recorde de 9 mil unidades emplacadas em outubro de 2011, as vendas da marca sul-coreana despencaram para menos de 5 mil unidades mensais em novembro e dezembro, em função da redução de estoques e das novas alíquotas do IPI para modelos importados. “Tenho negociado com a Kia descontos em alguns modelos para não perdermos mercado. Temos que perder em margem para que os preços não sejam aumentados no mesmo patamar que nossos custos”, disse o presidente.
A expectativa é de que os estoques das concessionárias da marca sejam abastecidos a partir de fevereiro, quando mais de sete mil carros devem chegar da Coréia do Sul. A marca ainda promete o lançamento da Sportage flex e do sedã de luxo Optima até o fim de março.

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