Governo pode flexibilizar IPI de carros importados de empresas com planos de investimento no Brasil

De acordo com a agência de notícias norte-americana Bloomberg, o governo brasileiro deverá anunciar durante o mês de março uma redução de IPI cobrado sobre veículos importados de empresas com planos de investimentos no país. Embora detalhes de como esta redução será processada ainda não sejam conhecidos, empresas como a JAC Motors e a BMW deverão ser beneficiadas. A marca chinesa já anunciou a construção de uma planta industrial na Bahia com um investimento previsto de US$ 600 milhões.
Já a alemã BMW, maior fabricante mundial de automóveis de luxo, aguarda uma definição do governo do Brasil para definir sobre a construção de sua 1ª fábrica na América do Sul. De acordo com Mauro Borge Lemos, diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), “O IPI foi usado como freio de arrumação, agora vamos flexibilizar, reduzir. É um incentivo para acelerar o investimento”, disse Lemos.
O governo tem planos para cortar o IPI ao longo dos próximos quatro anos a partir de janeiro de 2013, adotando alíquotas menores para veículos que atendam níveis mais elevados de economia e segurança, e que tenham maior nível de nacionalização. “Nós estamos abaixo do nível tecnológico mundial”, “O que a gente quer é uma modernização.”, disse Lemos, que é o principal conselheiro de política industrial do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel. O que ainda falta é acertar os detalhes. que estão sendo estudados junto a presidente Dilma. “O arcabouço do regime está pronto”, disse Lemos sobre a estrutura da cobrança de IPI sobre importados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Venda de motos mais aquecida do que nunca

Mercedes apresenta SLS AMG Gullwing em Nova Iorque

Citroen C4 Lounge chega ao Brasil por R$ 59.990,00