GM e PSA firmam aliança global
Após após muitas especulações, General Motors e PSA Peugeot Citroën confirmaram nesta quarta-feira (29) a formação de uma aliança estratégica global de longo prazo e larga escala. Segundo comunicado oficial, o conglomerado norte-americano vai arrematar 7% das ações do grupo francês, que conseguirá levantar cerca de 1 bilhão de Euros com o negócio. A parceria terá foco no compartilhamento de novas plataformas, componentes e tecnologias, além de compras de matérias primas e fornecedores.
A PSA deve levantar o montante de 1 bilhão de Euros por meio de aumento de capital, com preferência de compra aos acionistas do próprio grupo francês, incluindo investimento da família Peugeot, que é sócia-majoritária e está otimista com a aliança. Com 7% dos papéis, a GM passa a ser a segunda maior acionista da PSA Peugeot Citroën. "As sinergias da aliança, juntamente com nossos planos independentes, devem nos conduzir a um futuro sustentável e rentável na Europa", afirmou Dan Akerson, o chefão da GM.
As montadoras calculam que essa cooperação deve gerar uma economia de US$ 2 bilhões anuais nos próximos cinco anos. O acordo prevê a comunhão de plataformas, componentes e tecnologias em âmbito global, na busca por economia de custos e redução de emissões. Mas a aliança também permitirá o desenvolvimento de projetos voltados especificamente ao mercado europeu – o que deve beneficiar especialmente a Opel, divisão alemã da GM que vem sofrendo consecutivas quedas nas vendas de carros há alguns anos.
Inicialmente, a intenção das montadoras é concentrar os esforços da aliança nos veículos de passeio compactos e comerciais leves (utilitários e crossovers). As empresas consideram a possibilidade de desenvolver uma nova plataforma comum para modelos de baixas emissões. Mas o primeiro fruto dessa estrutura compartilhada só deve chegar às ruas em 2016. "Essa parceria é potencialmente rica e chega em um momento muito excitante. O grupo todo está mobilizado", pontuou Philippe Varin, CEO da PSA Peugeot Citroën. (Por: Revista Auto Esporte)
Comentários
Postar um comentário