Ferrari revela F12 Berlinetta, seu modelo mais rápido de todos

A Ferrari apresentou, nesta quarta-feira (29), o seu modelo mais rápido de todos os tempo, a F12 Berlinetta. O modelo GT chega para ocupar o lugar deixado pela Enzo, e com louvor! A pompa de Ferrari mais rápida não é por acaso, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos, de acordo com os testes realizados pela marca italiana. Se o piloto não interromper a brincadeira, a aceleração segue até os 200 km/h em mais 5,4 segundos - 1,23 segundo mais rápida do que qualquer outro modelo de rua da Ferrari.
O responsável por essa emoção é, em grande parte, é o motor V12 de nova geração. Montado em 65º, o propulsor de 6.262 cc é capaz de desenvolver 740 cavalos de potência a 8.500 rpm e 70,3 kgfm de torque a 6.000 rpm. Ao levar em conta o peso de apenas 1.525 kg da F12berlinetta, é possível calcular uma relação peso-potência de 2,1 kg/cv, o que contribui muito para a velocidade máxima de mais de 340 km/h.
Com 4,61 m de comprimento, 1,94 m de largura e 1,27 m de altura, a F12berlinetta garantiu sua leveza com a adoção de 12 tipos diferentes de ligas na criação do chassis, algumas utilizadas pela primeira vez no setor automotivo, segundo a Ferrari. A estrutura ficou 20% mais rígida, enquanto o peso caiu 70 kg em relação ao último cupê V12 da marca.
A transmissão é automática de dupla embreagem com opções de trocas manuais por borboletas posicionadas atrás do volante, desenvolvida pela equipe de F1 da scuderia. E tão importante quanto acelerar é parar, por isso a F12berlinetta traz os freios a disco de carbono e cerâmica de última geração da Ferrari, que trabalham em conjunto com o sistema de controle de suspensão SCM-E e toda a já tradicional eletrônica de segurança, como ABS, controle de estabilidade, diferencial eletrônico e mais.
O desenho da F12berlinetta foi criado em conjunto entre centro de estilo da marca e o tradicional estúdio de estilo Pininfarina, responsável por vários outros projetos da Ferrari. Seu desenho foi estudado para ser um cuidadoso equilíbrio entre estilo e aerodinâmica, afim de manter as características visuais dos novos modelos V12 da italiana . O resultado é uma redução no downforce nos testes de túnel de vento em relação aos demais V12, com 123 kg atingidos a 200 km/h e coeficiente de arrasto de 0,299. Outra preocupação foi oferecer um espaço interno maior do que os cupês desenvolvidos no passado.
No interior, o modelo tem um acabamento inédito, com um novo posicionamento dos controles no console central e nos arredores do painel de instrumentos. Os detalhes foram todos trabalhados artesanalmente, com contraste entre a fibra de carbono, alumínio e o couro Frau, distribuídos por todo o interior.
A F12berlinetta fará sua primeira aparição pública no Salão de Genebra, que começa semana que vem. Preços e data do início das vendas deverão ser divulgados no evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Venda de motos mais aquecida do que nunca

Mercedes apresenta SLS AMG Gullwing em Nova Iorque

Citroen C4 Lounge chega ao Brasil por R$ 59.990,00