Avaliação: Saiba como anda o Charmoso Fiat 500



Fotos: Alex Ramos
Teste: Adyr Estarneck
Texto e Reportagem: Diego Fortes

O blog AUTOS CONCEITOS foi conferir de perto como anda o carrinho mais querido dos italianos e que desde outubro de 2009 é vendido no Brasil, o charmoso Fiat 500. A versão avaliada foi a Cult, de entrada do modelo, que conta com itens de série como ar-condicionado, trio elétrico, duplo airbag, freios ABS, direção elétrica, CD player com MP3, rodas aro 15, além dos controles de estabilidade e de tração.

O modelinho fabricado na linha de montagem de Toluca, no México, é vendido em nosso mercado pelo valor inicial de R$ 39.990. Sob o capô, o carrinho conta com o mesmo motor usado no novo UNO, ou seja, um bloco 1.4 EVO flex de 88cv (etanol) com torque de 12,5 kgfm a 3.500 rpm e 85cv (gasolina) com torque de 12,4 kgfm a 3.500 rpm, acoplado a um câmbio automático Dualogic de cinco marchas, com a opção manual, também de cinco relações. O modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e atingir uma velocidade máxima de 172 km/h.

O primeiro impacto está no design externo charmoso e moderno, sem perder o estilo retrô do primeiro modelo, lançado no final da década de 50. No interior, o modelo tem um bom espaço interno para quatro ocupantes e ótimo conforto e visibilidade na posição do condutor. Chama atenção o painel com leitura e grafismos simples e de fácil entendimento para o condutor, além do computador de bordo e do câmbio automático Dualogic, que troca as marchas com suavidade e muita tranquilidade, sem dar trancos e nem trabalho para quem está ao volante.

O Fiat 500 mostrou as qualidades que se esperam de um compacto urbano, como bom desempenho nas ultrapassagens, agilidade nas manobras e perfeita harmonia entre o motor 1.4 EVO flex e o câmbio automático Dualogic, auxiliado ao conforto da direção elétrica.

Na estrada o modelinho mostrou a força dos 88 cv de potência do motor associado a um ótimo isolamento acústico, com trocas de marchas bem suaves e quase imperceptíveis. Em altas velocidades o modelo não apresentou nenhum tipo de ruído ou trepidação. Com o ar-condicionado ligado e gelando, o motor não perdeu a valentia e nem o desempenho, com respostas rápidas.

Outro ponto forte do Fiat 500 é a gama de opções para personalização, com aerofólio traseiro, faixas laterais esportivas, adesivos esportivos de teto/capô. Todas as versões podem ter teto solar e sistema de som bose, com entrada auxiliar e USB. As cores disponíveis são branco, vermelho, azul, cinza, laranja, prata e preto. O revestimento interno também pode variar, com direito a tons de marfim e vermelho no painel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Venda de motos mais aquecida do que nunca

Mercedes apresenta SLS AMG Gullwing em Nova Iorque

Placas de aviso para radares não são mais obrigatórias