Detran prorroga prazo do IPVA 2011 por problemas no sistema
A Secretaria Estadual de Fazenda informou, na última sexta-feira (6), que irá prorrogar o prazo de pagamento do IPVA 2011, para quem comprou o carro no fim do ano passado e não está conseguindo emitir a guia do imposto no site do Bradesco, que passou a administrar o serviço no lugar do Itaú a partir do dia 1º deste ano.
De acordo com a secretaria, algumas operações ocorridas nos últimos dias de dezembro e que geram obrigações tributárias, como por exemplo, a compra de carro 0 KM realizada no fim do ano, sofreram atraso no processo de atualização da base de dados da Sefaz-RJ e do Banco Bradesco. Por este motivo há contribuintes com obrigações vencendo neste início de ano que não estão encontrando as respectivas guias para pagamentos na base de dados do banco Bradesco.
Ainda de acordo com a secretaria, os contribuintes terão o prazo de vencimento do imposto prorrogado em mais 30 dias, contando a partir da data do primeiro vencimento, ou seja, segunda-feira (9). Com a prorrogação, o vencimento foi tranferido para o dia 9 de fevereiro.
A Secretaria ressaltou que o procedimento é somente para fatos gerados nos últimos dias de dezembro. Portanto, não altera os vencimentos do IPVA de 2012.
A Sefaz-RJ também esclareceu que os contribuintes com débitos em atraso de multas e DUDAs e cujas guias não foram localizadas na base de dados do Bradesco devem procurar o Detran. O órgão pode emitir tais guias imediatamente. De qualquer forma, a Sefaz ressaltau que nesses casos de débito, não há o benefício da prorrogação do pagamento ou mudança de cobrança de multa e outras penalidades.
Comentários
Postar um comentário