FNM 2000 JK: Um clássico nacional e presidencial














Em 1960/61 a FNM quebra o protocolo de só fabricar caminhões e ataca o mercado de veículos de passeio com o lançamento do FNM 2000 JK ( Nome para homenagiar o então presidente Jiscelino Kbitschek), que era um modelo similar ao Alfa Romeu 2000 de 1957. O JK 2000 dispunha de um motor 4 cilindros, com duplo comando de válvulas, sendo o primeiro carro com 5 marchas sincronizadas. Com pouco volume de produção o carro era caro para sua época.

Por conta do golpe militar de 1964 o veículo deixou o nome JK e passou a ser chamado apenas de FNM 2000, depois veio a versão esportiva TIMB, com motor que rendia 160 hp, tinha a frente diferente dos outros modelos com a logo mais a baixo tirando a saliência do capô.

No ano de 1968 a Alfa-Romeo assumiu o controle da FNM e logo depois o modelo foi redesenha ficando com a frente do TIMB e sendo renomeado de FNM 2150 por causa da potência de 125 hp

Em 1971 sua frente foi redesenhada, mas a trajetória deste grande clássico nacional chegou ao fim no ano seguinte, dando lugar ao Alfa-Romeo 2300 no ano de 1973. Foram produzidas 7.405 unidades do FNM 2000 JK.

Mesmo com o fim de sua produção este carro segue no imaginário brasileiro como um verdadeiro clássico nacional, e merece ter sua história relembrada aqui no blog FORTES GP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Venda de motos mais aquecida do que nunca

Mercedes apresenta SLS AMG Gullwing em Nova Iorque

Citroen C4 Lounge chega ao Brasil por R$ 59.990,00