Avaliação: Saiba como anda o Charmoso Fiat 500

Fotos: Alex Ramos
Teste: Adyr Estarneck
Texto e Reportagem: Diego Fortes
O blog AUTOS CONCEITOS foi conferir de perto como anda o carrinho mais querido dos italianos e que desde outubro de 2009 é vendido no Brasil, o charmoso Fiat 500. A versão avaliada foi a Cult, de entrada do modelo, que conta com itens de série como ar-condicionado, trio elétrico, duplo airbag, freios ABS, direção elétrica, CD player com MP3, rodas aro 15, além dos controles de estabilidade e de tração.

O modelinho fabricado na linha de montagem de Toluca, no México, é vendido em nosso mercado pelo valor inicial de R$ 39.990. Sob o capô, o carrinho conta com o mesmo motor usado no novo UNO, ou seja, um bloco 1.4 EVO flex de 88cv (etanol) com torque de 12,5 kgfm a 3.500 rpm e 85cv (gasolina) com torque de 12,4 kgfm a 3.500 rpm, acoplado a um câmbio automático Dualogic de cinco marchas, com a opção manual, também de cinco relações. O modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e atingir uma velocidade máxima de 172 km/h.
O primeiro impacto está no design externo charmoso e moderno, sem perder o estilo retrô do primeiro modelo, lançado no final da década de 50. No interior, o modelo tem um bom espaço interno para quatro ocupantes e ótimo conforto e visibilidade na posição do condutor. Chama atenção o painel com leitura e grafismos simples e de fácil entendimento para o condutor, além do computador de bordo e do câmbio automático Dualogic, que troca as marchas com suavidade e muita tranquilidade, sem dar trancos e nem trabalho para quem está ao volante.

O Fiat 500 mostrou as qualidades que se esperam de um compacto urbano, como bom desempenho nas ultrapassagens, agilidade nas manobras e perfeita harmonia entre o motor 1.4 EVO flex e o câmbio automático Dualogic, auxiliado ao conforto da direção elétrica.

Na estrada o modelinho mostrou a força dos 88 cv de potência do motor associado a um ótimo isolamento acústico, com trocas de marchas bem suaves e quase imperceptíveis. Em altas velocidades o modelo não apresentou nenhum tipo de ruído ou trepidação. Com o ar-condicionado ligado e gelando, o motor não perdeu a valentia e nem o desempenho, com respostas rápidas.

Outro ponto forte do Fiat 500 é a gama de opções para personalização, com aerofólio traseiro, faixas laterais esportivas, adesivos esportivos de teto/capô. Todas as versões podem ter teto solar e sistema de som bose, com entrada auxiliar e USB. As cores disponíveis são branco, vermelho, azul, cinza, laranja, prata e preto. O revestimento interno também pode variar, com direito a tons de marfim e vermelho no painel.
Comentários
Postar um comentário