FNM 2000 JK: Um clássico nacional e presidencial

Em 1960/61 a FNM quebra o protocolo de só fabricar caminhões e ataca o mercado de veículos de passeio com o lançamento do FNM 2000 JK ( Nome para homenagiar o então presidente Jiscelino Kbitschek), que era um modelo similar ao Alfa Romeu 2000 de 1957. O JK 2000 dispunha de um motor 4 cilindros, com duplo comando de válvulas, sendo o primeiro carro com 5 marchas sincronizadas. Com pouco volume de produção o carro era caro para sua época.
Por conta do golpe militar de 1964 o veículo deixou o nome JK e passou a ser chamado apenas de FNM 2000, depois veio a versão esportiva TIMB, com motor que rendia 160 hp, tinha a frente diferente dos outros modelos com a logo mais a baixo tirando a saliência do capô.
No ano de 1968 a Alfa-Romeo assumiu o controle da FNM e logo depois o modelo foi redesenha ficando com a frente do TIMB e sendo renomeado de FNM 2150 por causa da potência de 125 hp
Em 1971 sua frente foi redesenhada, mas a trajetória deste grande clássico nacional chegou ao fim no ano seguinte, dando lugar ao Alfa-Romeo 2300 no ano de 1973. Foram produzidas 7.405 unidades do FNM 2000 JK.
Mesmo com o fim de sua produção este carro segue no imaginário brasileiro como um verdadeiro clássico nacional, e merece ter sua história relembrada aqui no blog FORTES GP.
Comentários
Postar um comentário